Venha trabalhar legalmente nos Estados Unidos
Trabalhar legalmente nos Estados Unidos é um desejo de muitos profissionais de TI e de tecnologia por conta da liberdade e oportunidades para prosperar. O governo americano incentiva a migração desses perfis para a América com o objetivo de acolher profissionais que possam contribuir para o progresso e bem-estar da sociedade americana trabalhando legalmente nos Estados Unidos.
Embora profissionais de outras diversas áreas (educação, ciência e saúde) também possam solicitar o visto EB2-NIW, este texto foca nos profissionais de TI que tenham formação e experiência comprovadas.
Existem inúmeros tipos de visto americano e alguns desses permitem que o solicitante possa trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Este texto fala sobre o EB2-NIW, um visto para profissionais experientes e com realizações em sua carreira que queiram trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
Para se conseguir o Green Card, cartão de residência permanente nos Estados Unidos para morar e trabalhar nos Estados Unidos de forma definitiva, você precisa ter os requisitos necessários, pagar pelo processo, e embarcar até seis meses após a emissão do visto. Então, prepare-se, seja aprovado e faça as malas.

Quais são os requisitos necessários para solicitar poder trabalhar legalmente nos Estados Unidos
Os Estados Unidos dão as boas vindas aos profissionais de diversas áreas, sendo que os profissionais da área de TI e de Tecnologia têm grande probabilidade de conseguir trabalhar legalmente nos Estados Unidos, porque são áreas de interesse nacional do governo americano.
Para se poder solicitar o visto e ter probabilidade de sucesso, é imprescindível ter os seguintes requisitos:
- Ter registros acadêmicos comprovando sua graduação em Bacharel e pós-graduação no Brasil ou em outro país. A boa notícia aqui é que os cursos de MBA, mesmo realizados no Brasil, são reconhecidos como mestrado nos Estados Unidos.
- Desejável apresentar cartas de empregadores atuais ou anteriores que evidenciam que você tem cinco anos de experiência após se graduar em sua especialidade.
O que é o visto EB2-NIW
A sigla
- EB-2 se refere a Employment-Based Immigration: Second Preference e
- NIV, National Interest Waiver.
Em suma, é um visto que dispensa o solicitante de ter um patrocinador para trabalho porque o solicitante tem um perfil de interesse dos Estados Unidos para trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Esse visto considera os resultados e conquistas na carreira.
Passo a passo para obter o EB2-NIW
Antes de tudo, é importante avaliar e buscar o melhor escritório de migração que lhe auxiliará na documentação necessária. Antes de fechar negócios, investigue os casos de sucesso desse escritório e avalie seu custo.
Roteiro simplificado sugerido
- Selecionar o escritório de migração
- Avaliar seus requisitos profissionais para se obter o visto
- Avaliar se você tem os recursos financeiros necessários para os custos do processo
- Iniciar a fase de preparação da documentação (3-4 meses) que inclui o plano pessoal (2 meses)
- Submeter a documentação ao governo americano e aguardar a resposta (18-24 meses)
- Se deferido, preparar-se para a entrevista consular
- Se aprovado, aguardar orientação para solicitar o Green Card
- Solicitar o Green Card (até 45 dias)
- Embarcar para os Estados Unidos e dar entrada como imigrante (em até 6 meses)
Selecionando o escritório de migração
É de conhecimento público que os Estados Unidos é um país exigente com os imigrantes para concessão da permissão de trabalho legal. Por isso, é mandatório contar com a ajuda profissionais de escritório de migração em que possa confiar e ser suportado durante todo o processo.
São inúmeros os escritórios e seus custos e indico dois deles aqui:
Como funciona a solicitação do EB2-NIW
Para o visto EB2-NIW é necessário levantar os documentos solicitados, além de produzir um relatório que contenha um plano pessoal (Personal Plan) que mostre ao Estado Americano como pretende trabalhar legalmente nos Estados Unidos sem um empregador que o patrocine.
Após reuniões e ajustes no texto, toda a documentação é submetida ao USCIS (Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos), órgão competente para avaliação dos pedidos de visto.
Detalhe sobre processamento do USCIS
O USCIS iniciará a análise do seu processo após receber a documentação e identificar o pagamento das taxas. Saiba que o USCIS pode solicitar mais evidências ou notificar que exista uma intenção de negar seu pedido.
Por isso, é importante ter o suporte de um escritório de migração experiente e que tenha presença nos Estados Unidos.
É necessário passar pela entrevista, após ter a documentação aprovada e efetuar exames médicos e aguardar sua aprovação para solicitar seu Green Card.
Saiba que, se você estiver no Brasil, durante a solicitação do visto EB-2 NIW, seu processo migratório será tratado após a aprovação pelo consulado do Rio de Janeiro. Analogamente, se estiver nos Estados Unidos e possuir um visto válido, terá de solicitar um Ajuste de Status. Com isso, durante a análise e processo, você precisará permanecer nos Estados Unidos.
Em suma, jamais permaneça em território americano fora da validade de seu visto.
Entrevista consular: como funciona
A entrevista consular é a etapa final e por isso é um desafio para aqueles que chegaram até aqui, tendo a fase documental aprovada.
Em contrapartida, para aumentar suas chances de aprovação na entrevista consular é necessário se planejar, conhecer os detalhes do seu caso, conhecer sua documentação e estar preparado para responder perguntas técnicas de sua área de atuação.
Por outro lado, vista-se adequadamente e com a seriedade que o momento exige.
Quais direitos e deveres terei após conseguir o visto EB2-NIW
Com esse visto, você e sua família terão direito de morar, estudar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos para empresas americanas ou como empreendedor. Seus filhos poderão ser matriculados nas escolas públicas e vocês terão direito a toda documentação para viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
Saiba que após 5 anos morando legalmente, é possível solicitar a cidadania americana para todos, conforme a reportagem na Gazeta do Povo.
Como dever, por ser como imigrante, você não poderá se ausentar dos Estados Unidos mais de 180 dias durante o período de um ano.
Caso aprovado no processo, você receberá o Green Card, cartão de residência permanente nos Estados Unidos. Além disso, é possível adicionar seu cônjuge e filhos menores de 21 anos para que também possam trabalhar legalmente nos Estados Unidos.
Para mais assuntos, nossa Home está aqui também
Para conhecer outros tipos de visto , clique no link aqui para baixar um e-book gratuito.
