Conheça o segredo para manter a forma após os 60 anos

Manter a forma após os 60 anos parece impossível, mas tenho um caminho que te propor. Quer saber como? Leia esse post até o final.

É comum ouvir que as pessoas após os 50 anos perdem o vigor e aos 60 anos perdem a possibilidade de emagrecer. Mas se manter em forma não é um bicho de sete cabeças.

Também se fala muito em jejum intermitente, mas o principal é ter qualidade de vida sempre, independente da fase da vida em que estiver.

Suplementos vitamínicos também são grandes aliados da turminha 60+. Por isso, converse com seu médico e faça exames para melhor escolher suas vitaminas para te auxiliar a se manter em forma após os 60 anos.

Uma coisa que ninguém te fala é que jovens de 60 anos com vida saudável aparentam ser muito mais jovens porque têm vigor na pele, um brilho no olhar e muita disposição para passear.

Por tudo isso, te convido a seguir na leitura. Trata-se de um guia para te ajudar a tomar atitude e começar agora.

Jovem de 60 anos mantendo-se saudável
Manter-a-forma-apos-os-60 anos-maratona

Engordei e agora? Por onde começar para em forma após os 60 anos: academia e visita ao nutricionista

Converse com seus amigos e pergunte qual academia eles frequentam e quais eles recomendam. Escolha três academias e faça uma aula gratuita em cada uma delas para conhecer o ambiente. Escolha a academia em que terá suporte contínuo de um professor. Parece algo comum, mas isso faz toda a diferença para manter a motivação nos exercícios físicos e manter sua forma após os 60 anos.

E comece imediatamente trocando o dinheiro gasto com remédios para roupas de academia. Não se esqueça de investir em um bom tênis.

Quais exercícios são indicados para manter a forma após 60 anos

Há dois tipos de que se destacam para manter a forma após 60 anos: os exercícios com pesos (remada, puxada, levantamento de halteres) e os agachamentos.

Meu mundo mudou após consultar um nutricionista

A vida vai mudando, amadurecendo e isso exige cuidados não só com o corpo, através dos exercícios físicos regulares, mas também com uma alimentação rica em nutrientes e repensada para essa nova fase. Todos vamos envelhecer e a cada novo ano, necessidades nutricionais podem surgir. Se nada for feito, naturalmente o metabolismo vai desacelerar e você tenderá a engordar.

Por isso, é importante bater um papo com um nutricionista que irá inicialmente conhecer seus hábitos alimentares, solicitar alguns exames e propor uma dieta adequada ao objetivo escolhido.

Após os primeiros exames e medições, você conhecerá o percentual de gordura, ou massa gorda, que seu corpo possui. A tabela de referência identifica um percentual de acordo com sua idade e gênero para manter a forma após 60 anos.

Para mulheres acima de 60 anos, recomenda-se um percentual de gordura entre 18% a 22%. Já para os homens dessa faixa etária, o percentual de gordura recomendado deve estar entre 13% e 18%.

A partir dessa análise inicial, é montado um plano para eliminar gordura e massa gorda. Esse plano deve durar o tempo suficiente para que a pessoa atinja seu percentual “excelente”. Lembre-se de que ganhará massa magra ao praticar academia.

Ao se pesar, você conhece o seu peso total incluindo água, massa gorda e massa magra. E observe que, se você engorda, você ganha gordura, peso e volume. Quando faz uma dieta restritiva, você perde gordura e pode perder músculos também. Por isso que uma dieta sugerida por um nutricionista difere de dietas mirabolantes e mágicas que vemos na Internet.

O que é massa gorda e massa magra?

A massa magra é formada por órgãos, ossos, tendões e músculos. A massa magra, ou simplesmente, músculos tem volume menor que a massa gorda (que representa a gordura em seu corpo). O metabolismo acelera em pessoas com percentual de massa magra adequado.

Por isso, duas pessoas podem ter o mesmo peso, mas uma aparenta ser magra e a outra, gorda.

A pessoa magra tem percentual de massa magra superior a massa gorda, por isso tem corpo mais delineado pelos exercícios regulares e mais magro, porque a massa magra tem volume menor que a gordura.

Exercícios regulares associados a uma dieta saudável ajudam a ganhar massa magra para manter a forma após 60 anos. Mas apenas uma dieta restritiva, feita pelo nutricionista, ajuda a perder massa gorda.

Como faço se tenho vida social agitada com muitas tentações?

Mesmo com tantos compromissos sociais, é possível cumprir uma agenda nutricional para manter a forma após os 60 anos. Comente com seu nutricionista que certamente ele incluirá “jantares sociais” que substituirão alguma refeição.

Você também pode reduzir a quantidade de bebida alcoólica também, mesmo que seja paulatinamente. Por exemplo, se você costuma tomar seis cervejas em um happy hour, a proposta é reduzir a quantidade pela metade.

Outra dica importante é se alimentar antes do evento social: comer uma salada fresca, uma porção de fruta de baixa caloria, como morangos, melancia ou melão. Assim, não se sentirá tentado a fugir da dieta.

Em suma, não há resultados sem esforços e dedicação equivalentes. Para estar em forma após 60 anos você deve tomar realmente avaliar se está disposto a tomar uma atitude.

Jejum intermitente é bom?

O jejum intermitente pode oferecer riscos se aplicado sem acompanhamento de um nutricionista.  Consiste em ficar um longo período sem comer e seguido de uma refeição prescrita pelo nutricionista.  Pode trazer inúmeros benefícios, se aplicado na frequência adequada a sua idade.

E quando terei bons resultados?

Minha experiência comprovou que em dois meses, reduzi meu peso em 4 kg, sendo 3,8 kg de massa gorda e apenas 0,2 g de massa magra. Nos dois meses seguintes, eliminei outros 4 kg e assim por diante.

Agora em dezembro, completo dez meses de dieta com acompanhamento de nutricionista e atingi os resultados: o percentual de gordura ficou dentro da faixa “excelente”.

Para mais assuntos, nossa Home está aqui também

Para conhecer mais sobre seus hábitos, responda a esse questionário aqui e receba gratuitamente uma consultoria nutricional.

Lembre-se que vale sempre a pena priorizar sua saúde para garantir uma qualidade de vida após 60 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *